LINGUAGEM, parte 1

Lua Mota
2 min readMar 7, 2023

PRONOME NEUTRO FAZ PARTE DA LIGUAGEM E LINGUAGEM É MUTAVEL, NÃO CONCORDAR COM ISSO É PRECONCEITO LINGUISTICO!

A linguagem é qualquer meio sistemático de comunicar ideias ou sentimentos através de signos convencionais, sonoros, gráficos, gestuais etc. E PRECISA de adaptar as necessidades humanas, variando em aspectos regionais, temporais, escolares, profissionais, sociais, pessoais entre outros.

A forma como as primeiras pessoas se comunicavam é totalmente diferente da forma como nos comunicamos hoje, assim como é diferente de 1000 anos atrás, de 100 anos atrás, de 10 anos atrás ou até mesmo 1 ano atrás.

O mundo está em constante mudança, afinal são mais de 8 bilhões de pessoas em diversos países, com diversas etnias e culturas, ideologias, realidades, condições…

Essas mudanças exigem que a língua se adapte para comportar essas necessidades humanas. É uma lei natural assim como qualquer elemento pode se adaptar as diversas condições. (Inclusive nosso próprio corpo que se adapte fisiologicamente as determinadas condições que são impostas durantes meses, anos e séculos).

Preconceito Linguístico é um termo para definir qualquer julgamento sobre uma maneira de comunicar, implicando “certo e errado” em diferenças regionais, temporais, escolares, profissionais, sociais entre outros. Geralmente é acompanhado de: “superioridade”, quando pessoas acreditam que sua forma de comunicar é melhor que outras; Deboche, quando pessoas zombam de outras pela maneira que se comunicam; E exclusivamente preconceito, quando usa de uma ideologia pessoal para ofender ou oprimir alguma forma de linguagem.

Por isso é importante frisar que a linguagem SEMPRE vai se adaptar, em TODOS os lugares, para de adequar as necessidades do mundo, necessidade físicas, sociais, culturais, socioeconômicas, profissionais, escolares… e pra bem-estar!

--

--

Lua Mota

Ativista Pansexual e demissexual, ilustradora, quadrinista e designer. Pessoa não-binária. https://linktr.ee/LuaMota